Últimas em "BIOGRAFIAS (Cantores/Bandas)"



Você sabia que uma música de Raul Seixas salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó?

Volta e meia a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó fala sobre a importância da música "Tente Outra Vez" de Raul Seixas em sua carreira, música essa que eles inclusive costumavam eventualmente reinterpretar. E em um vídeo de 2011 eles explicam mais detalhes sobre como tudo aconteceu:

Foto: Montagem GMM's

"Em 1975 a gente estava vivendo da música, e nós quase paramos de cantar. O nosso pai teve um problema de saúde e a gente sustentava os outros seis irmãos e os pais. Nós ficamos três meses fazendo uma turnê no Paraná e deu uma geada - todo mundo sabe desta geada no Paraná, e a economia do estado acabou. E a gente estava lá".

Um artigo da Folha de Londrina relata: "Em julho de 1975, a geada negra devastou as plantações de café do Norte e Noroeste do Paraná. Como resultado, nenhuma saca do grão pôde ser produzida e as pessoas, que viviam majoritariamente no campo, foram empurradas em direção às cidades". E no G1 há uma declaração do engenheiro agrônomo Francisco Barbosa Lima, que trabalhava na época no Instituto Brasileiro do Café (IBC): "Os termômetros registraram -3,5º C no abrigo e -9º C na relva. Um frio sem igual, que queimou os cafezais do topo à raiz".

Foto: Arquivo Nacional - Wikimedia

Aquela tragédia que afetou muitas famílias do Paraná também estava afetando os irmãos da dupla Chitãozinho e Xororó: "Nós tínhamos que vender o carro, ficamos cheios de dívidas. Aí voltamos pra São Paulo sem dinheiro, arrumamos até dinheiro emprestado pra colocar gasolina, e daí a gente estava lá no Largo Paiçandu pensando em vender o carro, acertar as contas e largar de cantar por um tempo, dar um tempo, arrumar um emprego".


Porém uma coincidência bateu para eles como se fosse um sinal: "Mas aí nós ouvimos a música do Raul Seixas, 'Tente Outra Vez'. A gente estava dentro do carro falando no que ia fazer, planejando, e aí tocou a música: 'Vai, tenha fé em Deus, tenha fé na vida!'. Aquilo bateu na gente assim, sabe quando uma música, você ouve ela no momento certo? Nós olhamos um pro outro e dissemos: 'nós não sabemos fazer nada!' Se a gente parar de cantar vai ser pior. E a música fez a gente voltar pra estrada de novo! Aí deu tudo certo!"


Com uma letra poderosa e forte, "Tente Outra Vez" também foi tema de um vídeo do jornalista e historiador do rock brasileiro Júlio Ettore onde, dentre outras coisas, ele conta a história de um empresário cearense que estava pensando em cometer suicídio mas desistiu após ouvir a música, conforme relatou em 2012 durante entrevista para a TV Globo o Plínio Seixas, irmão do Raul: "Pro pessoal não ouvir o tiro que ele ia dar na cabeça, ele ligou o rádio bem alto e colocou o revólver na cabeça. Daí na rádio começou a tocar 'Tente Outra Vez'. Ele ficou com o revólver ali, ouvindo a música inteira. Quando terminou, ele baixou o revólver", disse Plínio, contando que tempos depois o empresário foi até a Bahia contar para a família que a canção havia salvo a sua vida.

Via: whiplash

Deixe um comentário:

Comente com o Facebook:

Postagem Anterior Próxima Postagem


Últimas em "Estrelas Feat."



#TrendingTop Music





Últimas em "Pelas Redes"



Confira abaixo o que esta rolando nos sites MultiMidia Info: